1) Cadastre um produto: “Complemento de ICMS”, NCM = ‘99999999’, CSOSN =’900′, CST = ‘000’ se tiver apenas ICMS na nota, caso tenha que destacar ST preencha com ‘010’.

Substitua o NCM ‘99999999’ pelo NCM do produto que você deseja fazer o complemento.

2) Cadastre uma natureza de operação: “Complemento de ICMS”.

No Small Commerce vá ao menu config> configurações> configurações de ICMS e ISS. Agora clique no botão Novo e preencha com as informações da nova CFOP conforme a contabilidade orientou.

3) Ao gerar a nota, no topo dela temos uma opção 1-Normal, ao clicar pode ser configurado qual a finalidade da NFe: 1-Normal, 2-Complementar. Digite nesta tela o número 2  e clique em OK o sistema permite digitar os valores de BC ICMS, Valor de ICMS, BC ST, ICMS ST e Total da Nota diretamente no corpo da nota fiscal.

4) Emitir uma nota com a natureza de operação “Complemento de ICMS” e com o produto “Complemento de ICMS” informando quantidade 1 e o valor 0,01 e digitar os valores do complemento em seus campos.

* O Total dos produtos deve ficar 0,01.

* O Total da Nota: se for nota de complemento só de ICMS esse campo deve ficar 0,01, se tiver complemento de ST, o valor de ST será adicionado no Total da Nota também.

Depois de transmitir a NFe, no XML a quantidade e valor unitário do produto irão ficar zerados automaticamente.

5) Ao transmitir a NF-e irá abrir uma tela solicitando a chave de acesso da NFe referenciada, informe o ID (chave de acesso) da nota que está sendo feito o complemento.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *