Para gerar uma NFe de Devolução que calcule ICMS, temos que usar a CFOP 5201 / 6201 ou 5202 / 6202, na tabela de ICMS e ISS(Menu Config> Configurações> Configurações de ICMS e ISS.).

Agora clique no botão Novo e preencha com as informações da nova CFOP conforme a contabilidade orientou, com o detalhe que o campo Natureza de operação deve começar com a palavra “Devolução” exatamente como está escrito entre aspas, devemos também preencher a base de ICMS com 100,00 e todos os estados com seus respectivos ICMS’s (4,00). Para que a nota calcule ST deverá ser usada a CFOP 5411 / 6411.

Na ficha dos produtos o CSOSN deve estar como 900, o CIT não pode estar preenchido e o CST deverá estar como 000 para que a nota calcule ICMS.

Para que calcule ST e ICMS o CSOSN será 202 e CST deverá ser o 010.

Para que calcule ST e não calcule ICMS o CSOSN será 202 e CST deverá ser o 030.

Para que não calcule imposto algum ajuste o CSOSN para 900 e o CST para 040.

O valor do IVA deverá ser verificado junto da empresa que irá receber a nota de devolução.

Caso queria que calcule IPI nesta nota de devolução siga os passos abaixo.

Na ficha do item na aba IPI preencha os campos CST IPI e o % IPI.

Na tabela de ICMS e ISS(Menu Config> Configurações> Configurações de ICMS e ISS.)

preencha o campo “Observações da NFE” com a palavra “IPI”.

Obs.: Se sua empresa for do regime “Simples Nacional” no estoque a coluna CST não estará disponível, para poder preencher este campo no produto de um clique da direita sobre ele e pegue a opção COLUNAS, a direita aparecerá uma lista com várias opções, marque a opção que se chama “CST ICMS” clique sobre o nome do produto que agora em sua linha deverá ter a coluna CST ICMS disponível. Clique no botão LIBERAR (cadeado), com isso você conseguirá clicar sobre o campo CST ICMS e alterar seu valor.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *