Ao instalar o Windows, todas as principais opções de segurança vem configuradas da maneira mais protetora possível. Para o Windows, isto inclui a exibição de  uma mensagem chata e geralmente inútil alertando sobre a execução de um programa sobre o qual o usuário acabou de clicar, com o objetivo de executar.

mensagem exibida é:  “Abrir Arquivo – Aviso de segurança”, conforme exibido abaixo.

Desmarcar a opção “Sempre perguntar antes de abrir este arquivo” não evita que  mensagem seja exibida novamente para outros executáveis. Considerando que esta mensagem é simplesmente anti produtiva e não aumenta em nada a segurança, como desabilitá-la?

Para desabilitar o aviso de segurança do Windows, proceda da seguinte maneira:

Clique no Menu iniciar -> Executar

Digite gpedit.msc -> Clique em OK

Clique em Configurações de Usuário -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Gerenciador de Anexos

Clique duas vezes do lado direito em: Lista de inclusão de tipos de arquivos de baixo risco, será exibida a tela abaixo.

Clique em “habilitado” e preencha as extensões de arquivo que deverão ser consideradas como confiáveis. Separe as extensões com “ponto e vírgula”.  O Windows não exibirá mais mensagens para arquivos com estas extensões.

No exemplo da figura, foi desabilitado o aviso de segurança do Windows para arquivos .exe; .bat; .zip; e .rar.

Esta configuração também desabilita o a mensagem “O editor não pode ser verificado”, outra mensagem que incomoda bastante, principalmente na fase inicial de instalação dos programas no Windows.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *