Como em outros módulos para efetuar um novo cadastro utilizamos o botão novo ou menu vertical Edita > Novo;

Na tela de inclusão temos os campos:

Razão Social: Informe a razão social ou o nome do cliente ou fornecedor. Se o nome já estiver cadastrado o sistema não vai aceitar o cadastro. No caso de cadastramento de filiais, após o nome informe (filial 1) ou (filial 2) ou ainda a cidade ou um diferencial do nome já cadastrado.

Contato: Nome da pessoa de contato na empresa.

CEP: Informe o código utilizado pelos correios no Brasil (Código de Endereçamento Postal) do cliente ou fornecedor. Este campo possui o sistema de Preenchimento inteligente do CEP.

Endereço: Nome da rua ou avenida, número, andar, apartamento, sala, etc… Que informe o endereço do cliente ou fornecedor.
O endereço deve ser preenchido com o numero depois da vírgula, da seguinte maneira: Rua Brasil, 987;

Bairro: Nome do Bairro.

Município: Nome da Cidade, selecione na lista o nome do Município (A lista de municípios é conforme a tabela do IBGE).

Estado: Sigla utilizada para abreviar o nome do estado do cliente ou fornecedor (Unidade da Federação).

CPF/CNPJ: Deve ser preenchido com o número do CPF para pessoas físicas ou CNPJ (Antigo CGC) para pessoas jurídicas (empresas). O Sistema aplica uma formula matemática para chegar a consistência do número digitado neste campo, caso o sistema não aceitar o número, verifique o documento original do cliente ou fornecedor e informe o número certo.

RG/IE: Deve ser preenchido com o número da IE (Inscrição Estadual) ou RG (Registro Geral) cliente ou fornecedor.

Telefone – Fax – Celular: Estes campos devem ser preenchidos com o DDD e o número do telefone, fax ou celular do cliente ou fornecedor. (0 XX representa o código da operadora).

E-mail: endereço eletrônico da internet. Ao mostrar este campo na tabela o sistema faz uma consistência para verificar se é um endereço de e-mail válido se for será mostrado em cor azul e sublinhado.

Limite de crédito: Deve ser preenchido com o limite máximo de crédito permitido para o cliente em vendas a prazo. Ao efetuar uma venda a prazo o sistema calcula o limite já utilizado com o valor da venda e autoriza ou não a venda a prazo, se este campo ficar com valor zerado o sistema não vai controlar o limite de crédito para este cliente.

Cadastro: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com a data do atual do sistema no cadastro do cliente ou fornecedor.

Última venda: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, fica registrado a data da última venda efetuada para o cliente ou fornecedor.

Nascido em: Data de nascimento (aniversário) do cliente,fornecedor ou contato.

Convênio: Deve ser usado se o cliente fizer parte de um convênio para facilitar a venda a prazo ou obter descontos. Pode ser utilizado também para diferenciar descontos para clientes de atacado ou varejo.

Identificadores: Estes enunciados podem ser alterados de acordo com as necessidades da empresa. Basta clicar sobre o titulo e digitar o novo enunciado.

Em especial, o campo identificador 4 pode ser utilizado para configurar informações como:

Para Sped Pis/Cofins:

PAIS=2496; SUFRAMA=123456789

(Código do País quando o cliente for do Exterior; Inscrição da pessoa jurídica na SUFRAMA)
Observação: Campo destinado a informações extras (não encontradas no cadastro). E importante padronizar estas informações para utilizá-las com a opção filtro.

Próximo Contato: Campo utilizado para agendar uma data de próximo contato com o cliente/fornecedor cadastrado.

Contatos: Campo com texto livre e ilimitado destinado a guardar as informações sobre os contatos mantidos com o cliente ou fornecedor, estas informações podem ser listadas clicando no botão “Imprimir” ou no Visualizar ficha (ícone do óculos).

Status: Como padrão status fica como “Cliente e fornecedor” mas pode ser alterada para “Só cliente” ou “Só fornecedor”.

O preenchimento de todos os campos não é obrigatório, preencha as informações necessárias e clique em OK!

Nota:

Ao alterar o nome do cliente de Maiúsculo para minúsculo deverá mudar o nome para XXX e depois para alterar para o nome correto.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *